Dôe um livro para nossa biblioteca

Dôe um livro para nossa biblioteca

domingo, 26 de dezembro de 2010

DEPOIMENTO DE HERON JABBUR - Coordenador Pedagógico do Escola da Gente no Icaivera


A oportunidade de desenvolver o acompanhamento pedagógico, no Programa Escola da Gente em Betim, tem sido uma experiência ímpar para minha formação como pedagogo. Oportunizar ao educando um espaço (físico e ideal) onde as correntes da escola tradicional não têm força, é poder vislumbrar os sonhos dos pedagogos que pensavam numa escola harmônica e eficaz.
No programa, o protagonista da cena educacional é o aluno, proporcionamos a eles meios e modos para desenvolver- se em todas as dimensões, não somente a cognitiva, mas também com atividades lúdicas, como: jogos preparados por nós monitores, texto livre, momentos de recreação, esportes, teatro, dança, música, artesanato, realização de projetos interdisciplinares e outros.
A turma reduzida, e o horário ampliado nos permitem, também, desenvolver ainda mais a afetividade com os educandos.
Neste sentido, creio que ao me formar pedagogo a experiência da “Escola da Gente” será um grande diferencial, pois, posso unir a pratica à teoria que está se enraizando em mim. Ter estado efetivamente dentro de uma “sala de aula” fará com que eu não me assuste com a realidade da nossa educação atual, uma vez que, eu então já a conheço, já a vivenciei.
Enfim, a maior lição que retirei deste projeto da escola integral é que, a escola não é só da gestão ou dos docentes, não é determinada pelos conteúdos, ou é apenas dos educandos, mas a escola nos exige comunhão plena, a escola é da gente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Heron lindo blog!! Fran