Na labuta de defender a nossa bandeira podemos elencar algumas máximas a fim de sanar as "dúvidas" de terceiros:
- quando proporcionamos aos educandos a oportunidade constante do trabalho em grupo, em equipe os preparamos para a vida profissional. Pois uma das maiores qualidades que o adulto precisa para o mundo do trabalho é a capacidade de trabalhar em equipe, de se relacionar positivamente com os colegas de trabalho. Vale ressaltar que a grande maioria das pessoas que estão no mercado de trabalho hoje são oriundas de uma geração que é produto de uma educação individualista, logo com grande dificuldade em relacionar-se com os colegas e principalmente no trabalho em grupo. Assim temos a chance de capacitar o nosso educando para tornar-se um profissional pronto para as atuais necessidades do Mundo Adulto.
- através do senso colaborativo que o trabalho em equipe desperta em nossos educandos, conseguimos despertar o Respeito mútuo e uma Afetividade saudável entre os educandos e,também, na relação educando e educador; nesta certeza o nosso trabalho com o método lúdico se legitima em se próprio e em seus objetivos gerais e específicos. E indo mais além caminhamos para o sepultamento dos vícios e preconceitos arraigados da escola tradicional.
Não nos deixemos abater pelas flechas envenenadas da inveja, atiradas pelos paladinos da putrefata Escola Tradicional. As múmias servem para que as vejamos e não para que elas nos levem para seu sarcófago.
Heron Jabbur
Coordenador Pedagógico do Escola da Gente, na Esc. Mun. Maria Elena da Cunha Braz